Em 2010, as
professoras Elisangela Porfirio Costa e Milena Lomba Graça das séries iniciais
da Escola Municipal Professora Karin Barkemeyer desenvolveram um ótimo projeto
para com o tema Boas Maneiras. Elas realizaram um estudo sobre o que significa
e por que motivo é preciso ter boas maneiras. Como produto final, os alunos
criaram roteiros e fizeram vídeos para apresentar aos colegas das outras séries
as principais atitudes de boas maneiras que se deve ter. Os vídeos estão no blog da
escola:
Por estarmos
iniciando o segundo semestre do ano, considerei ser um bom projeto para ser
aplicado, pois muitas vezes, nessa época é importante relembrar aos alunos das
séries iniciais algumas regras de convivência social.
Conheça o
Projeto
O projeto é
idealizado para alunos do 4º Ano das Séries Iniciais do Ensino Fundamental,
para ser aplicado no início do ano letivo nas disciplinas de Ciências e Língua
Portuguesa. O tema é de acordo com a proposta curricular do ano onde
consta a necessidade de se ensinar atitudes de bons comportamentos como usar as
palavras “bom dia", "boa tarde", "obrigado", "com
licença” conhecidas como “palavras mágicas.
Aplicar, o
projeto já no início do ano letivo é uma forma de demonstrar aos alunos a
importância de terem bons comportamentos para a harmonia na sala de aula
e boa convivência, que refletirão nas suas atitudes na sua casa e na
sociedade, sendo também uma estratégia para introduzir o conceito de
cidadania.
O produto
final dessa aprendizagem é a produção de vários pequenos vídeos, criados e
produzido pelos alunos, com a demonstração da aprendizagem adquirida. Assim, é
conteúdos do currículo da língua portuguesa, como o desenvolvimento da
oralidade e a produção de textos são contemplado no projeto. Com isso, os
alunos percebem que a aprendizagem de sala de aula tem uma função social sendo
útil para o seu cotidiano.
Por que
trabalhar o projeto de boas maneiras
Ao iniciar o
ano letivo é sempre imprescindível organizar os “combinados da sala de aula”,
para se conhecer as regras da escola, organizar os combinados da sala de aula e
estabelecer as noções de comportamento dos alunos, para que se possa ter uma
boa convivência em social, gerando menos indisciplina.
Sabe-se que as
regras da sala de aula, funcionam bem melhor quando são estabelecidas
coletivamente, feitas em forma de acordos. E uma boa forma de introduzir esses
combinados com os alunos, é por meio da realização de um projeto, onde os
alunos aprendem refletindo com situações práticas. Os PCNs falam em
“Incluir explicitamente o ensino de valores e o desenvolvimento de atitudes no trabalho escolar não significa, portanto, tomar como alvo, como instrumento e como medida da ação pedagógica o controle de comportamento dos alunos, mas sim intervir de forma permanente e sistemática no desenvolvimento das atitudes. Apesar de ser um trabalho complexo, é necessário acompanhar de forma cuidadosa o processo dos alunos para compreender seus comportamentos no contexto amplo do desenvolvimento moral e social. (PCN - Introduçao dos Temas Transversais, pág 33)
Assim, com o
desenvolvimento de um projeto, mais do que os alunos refletirem sobre o tema,
estão trabalhando em equipe e, automaticamente então demonstrando as suas
noções de comportamento e de convívio social. O que se torna uma ótima
oportunidade para o professor analisar o perfil da sua turma e a partir dali,
coordenar de melhor maneira as normas da sala de aula.
Objetivos do Projeto
Objetivo Geral: Perceber que ter boas
maneiras pode tornar a vida muito mais agradável, pois melhora a aceitação
entre as pessoas com quem se convive.
Objetivos Específicos:
- Reconhecer os palavras consideradas “mágicas” e perceber o seu uso no dia a dia.
- Identificar as atitudes de boas maneiras que se deve ter em casa, na escola, em lugares públicos, com os amigos...
- Compreender o conceito de cidadania.
- Produzir um vídeo com tema estudado para orientar outras crianças sobre o assunto.
- Levar a música Palavrinhas Mágicas e pôr para as crianças ouvirem e cantarem junto.
- Discutir com as crianças a letra da música: qual o tema? O que são as palavrinhas mágicas? Por que existe a música? O que a música quer ensinar?
Passos do Projeto
1º Passo: Introdução ao tema a ser
estudado (sala de aula):
- Levar a música Palavrinhas mágicas e pôr para as crianças ouvirem e cantarem junto.
- Antes, preparar os alunos para assistir o vídeo, informando qual o filme porque irão assistir e solicitar que ao assistir, tente pensar nas seguintes questões como: identificação com qual personagem, vivência de situações semelhantes, opinião sobre o comportamento de cada personagem.
- Após a exibição do filme, promover uma conversa sobre o filme e solicitar que as crianças expressem suas opiniões, seguindo o roteiro das observações que deveriam fazer ao assistir o filme.
- Para fechar, solicitar que em dupla, as crianças escrevam um pequeno parágrafo de opinião sobre o comportamento das personagens do filme. Importante o professor orientar bem a escrita e explicar o que significa dar a opinião, dar algum exemplo para os alunos terem um referencial.
- Assistir ao vídeo “Boas Maneiras”, da Turma da Mônica:
- Antes, preparar os alunos para assistir o vídeo, informando qual o filme porque irão assistir e solicitar que ao assistir, tente pensar nas seguintes questões como: identificação com qual personagem, vivência de situações semelhantes, opinião sobre o comportamento de cada personagem.
- Após a exibição do filme, promover uma conversa sobre o filme e solicitar que as crianças expressem suas opiniões, seguindo o roteiro das observações que deveriam fazer ao assistir o filme.
- Para fechar, solicitar que em dupla, as crianças escrevam um pequeno parágrafo de opinião sobre o comportamento das personagens do filme. Importante o professor orientar bem a escrita e explicar o que significa dar a opinião, dar algum exemplo para os alunos terem um referencial.
3º Passo: Estudo do subtemas temas (Sala de
aula)
- Estudo em equipe: Dividir a turma em equipes, para cada equipe de três a quatro alunos e entregar um livro da coleção boas maneiras: Por favor, Com licença, Desculpe-me, Obrigado (a), Cumprimentos, Em casa, Na escola, Na rua, Lugares públicos, Aniversário e Higiene. Cada equipe deverá ler o livro e criar um cartaz, em meia cartolina, explicativo do tema do seu livro.
- Apresentação de cada tema: Dividir os temas estudados pelos grupos para ser apresentado um ou dois a cada dia da semana. Organizar a sequência das apresentações, explicar para as crianças como devem fazer uma apresentação de trabalho na frente da classe e pedir que todos falem um pouco do que aprendera,. Ao final de cada apresentação, cada aluno deverá registrar no seu caderno o tema apresentado pelos colegas e a explicação/conceituação do mesmo.
- Após as apresentações, fixar os cartazes na parede da sala, ou no corredor. Por isso, é importante que o professor oriente bem os alunos de como se confecciona um cartaz.
4º Passo:
Compreender o conceito de cidadania: (sala de informatica pedagógica)
- Para conceituar o que é cidadania, utilizar o site http://www.canalkids.com.br/cidadania/index.htm. Ler e discutir o tema com os alunos.
- Após acessar o texto "Você não está sozinho" do mesmo site (http://www.canalkids.com.br/cidadania/genteboa/index.htm) e estudar com as crianças.
- Ao final do estudo, produzir, coletivamente, um texto, explicando o que é cidadania e ser cidadão e porque é tão importante que se exerça esse direito corretamente.
5º Passo: Reflexão sobre o estudo (Sala de aula)
- Levar para a sala a música Fazer um bem, de Bia Bedran ( http://biabedran.com.br/musicas/fazer-um-bem-4/987). Cantar com os alunos e após discutir a letra da música, relacionando com o estudo que está sendo feito. Pedir que os alunos façam um desenho ilustrando o tema da música relacionando com os assuntos apresentados dos livros de boas maneiras. Explicar que o desenho será divulgado, por isso devem fazê-lo com capricho. (scannear os desenhos dos alunos para ser usado no vídeo).
6º Passo: Construção da apresentação final do trabalho (sala de
informática pedagógica, sala de aula, dependências da escola, conforme a necessidade dos
roteiros dos alunos)
- O professor deverá, antes realizar uma aula de estudo sobre o como se produz um pequeno vídeo, o que é um roteiro e como fazê-lo. Usando exemplos práticos e de acordo com a faixa etária das crianças.
- Organizar a turma em equipes, de acordo com os temas dos livros que estudaram sobre boas maneiras. Pedir que uma discutam e então escrevam um roteiro de um vídeo, o roteiro deverá ter o desenho das cenas e os textos de cada cena. O vídeo deverá ter a resposta da questão “Como ter boas maneiras?” Orientar os alunos na escrita, fazendo as intervenções e correções conforme a necessidade.
- Com o roteiro pronto, organizar o dia da filmagem. Pedir que as equipes façam uma lista dos materiais que necessitam, que distribuíam as tarefas do dia da filmagem. O filme poderá ser feito com uma máquina fotográfica digital e poderá ser filmado pelo professor coordenado da sala informática pedagógica.
- Caberá ao professor e coordenador editar o filme, e fazer a postagem dele no blog da escola. Deverá também montar uma apresentação com o desenho dos alunos e junto com a definição de cidadania que a turma entendeu.
- Levar a turma para a sala de informática para assistirem a finalização do projeto. Ao final solicitar que opinem como foi a experiência de produzirem um vídeo.
- Voltar para a sala de aula o professor, relembra os objetivos iniciais do projeto, o que gostariam que tivessem aprendido e após informar que o mais importante agora e a turma escrever os combinados das sala para o ano letivo. Coletivamente escrever as regras da sala de aula. Essas regras deverão ser escritas num cartaz e fixadas na parede da sala, para sempre que for necessário, o professor relembrá-las
- Realizar um avaliação escrita com os conteúdos trabalhados, a fim do professor ter uma avaliação diagnóstica final.
A avaliação do projeto
Ao iniciar o trabalho fazer um levantamento dos conhecimentos prévios dos
alunos, registrar para comparação final. Durante o desenvolvimento,
observar e intervir no comportamento e coerência como cada aluno faz as
atividades e aplica no dia a dia da sala de aula o que tem aprendido.
No desenvolver das atividades, conforme for
discutindo o tema, conversar com os alunos, demonstrando onde
precisam aplicar melhor o que tem aprendido com o projeto.
A apresentação final dos alunos dos filmes. Fazer
uma avaliação final dos alunos, pedir que digam o que aprenderam com o estudo e
também onde acham que precisam melhorar e de que forma.
Com o exercício avaliativo final, com os registros
das observações das aulas, o professor poderá escrever o perfil da turma.
Importante lembrar: O projeto pede que os alunos produzam pequenos
vídeos. Para que a atividade possa ser efetuada, é necessário que o professor
peça autorização de uso de imagem de seus alunos ao pais ou responsáveis.
Fontes de Consulta para a elaboração do projeto
Boas Maneiras. http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=9679
À beira do caos. Disponível em http://revistaescola.abril.com.br/crianca-e-adolescente/comportamento/beira-caos-431444.shtml
A indisciplina como aliada. Disponível em http://revistaescola.abril.com.br/crianca-e-adolescente/comportamento/indisciplina-como-aliada-431399.shtml
E agora, que talher vem primeiro? http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/agora-talher-vem-primeiro-427360.shtml
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