terça-feira, 31 de julho de 2012

Projeto Boas Maneiras

Em 2010, as professoras Elisangela Porfirio Costa e Milena Lomba Graça das séries iniciais da Escola Municipal Professora Karin Barkemeyer desenvolveram um ótimo projeto para com o tema Boas Maneiras. Elas realizaram um estudo sobre o que significa e por que motivo é preciso ter boas maneiras. Como produto final, os alunos criaram roteiros e fizeram vídeos para apresentar aos colegas das outras séries as principais atitudes de boas maneiras que se deve ter. Os vídeos estão no blog da escola:


Por estarmos iniciando o segundo semestre do ano, considerei ser um bom projeto para ser aplicado, pois muitas vezes, nessa época é importante relembrar aos alunos das séries iniciais algumas regras de convivência social. 


Conheça o Projeto

O projeto é idealizado para alunos do 4º Ano das Séries Iniciais do Ensino Fundamental, para ser aplicado no início do ano letivo nas disciplinas de Ciências e Língua Portuguesa. O tema é de acordo com a proposta curricular do ano onde consta a necessidade de se ensinar atitudes de bons comportamentos como usar as palavras “bom dia", "boa tarde", "obrigado", "com licença” conhecidas como “palavras mágicas. 
Aplicar, o projeto já no início do ano letivo é uma forma de demonstrar aos alunos a importância de  terem bons comportamentos para a harmonia na sala de aula e boa convivência, que refletirão nas suas atitudes na sua casa e na sociedade,  sendo também uma estratégia para introduzir o conceito de cidadania.
O produto final dessa aprendizagem é a produção de vários pequenos vídeos, criados e produzido pelos alunos, com a demonstração da aprendizagem adquirida. Assim, é conteúdos do currículo da língua portuguesa, como o desenvolvimento da oralidade e a produção de textos são contemplado no projeto. Com isso, os alunos percebem que a aprendizagem de sala de aula tem uma função social sendo útil para o seu cotidiano.


Por que trabalhar o projeto de boas maneiras

Ao iniciar o ano letivo é sempre imprescindível organizar os “combinados da sala de aula”, para se conhecer as regras da escola, organizar os combinados da sala de aula e estabelecer as noções de comportamento dos alunos, para que se possa ter uma boa convivência em social, gerando menos indisciplina. 
Sabe-se que as regras da sala de aula, funcionam bem melhor quando são estabelecidas coletivamente, feitas em forma de acordos. E uma boa forma de introduzir esses combinados com os alunos, é por meio da realização de um projeto, onde os alunos aprendem refletindo com situações práticas. Os PCNs falam em
 “Incluir explicitamente o ensino de valores e o desenvolvimento de atitudes no trabalho escolar não significa, portanto, tomar como alvo, como instrumento e como medida da ação pedagógica o controle de comportamento dos alunos, mas sim intervir de forma permanente e sistemática no desenvolvimento das atitudes. Apesar de ser um trabalho complexo, é necessário acompanhar de forma cuidadosa o processo dos alunos para compreender seus comportamentos no contexto amplo do desenvolvimento moral e social. (PCN - Introduçao dos Temas Transversais, pág 33)
Assim, com o desenvolvimento de um projeto, mais do que os alunos refletirem sobre o tema, estão trabalhando em equipe e, automaticamente então demonstrando as suas noções de comportamento e de convívio social. O que se torna uma ótima oportunidade para o professor analisar o perfil da sua turma e a partir dali, coordenar de melhor maneira as normas da sala de aula.


Objetivos do Projeto 

Objetivo Geral: Perceber que ter boas maneiras pode tornar a vida muito mais agradável, pois melhora a aceitação entre as pessoas com quem se convive.

Objetivos Específicos:
  • Reconhecer os palavras consideradas “mágicas” e perceber o seu uso no dia a dia.
  • Identificar as atitudes de boas maneiras que se deve ter  em casa, na escola, em lugares públicos, com os amigos...
  • Compreender o conceito de cidadania.
  • Produzir um vídeo com tema estudado para orientar outras crianças sobre o assunto.
  • Levar a música Palavrinhas Mágicas e pôr para as crianças ouvirem e cantarem junto.
  • Discutir com as crianças a letra da música: qual o tema? O que são as palavrinhas mágicas? Por que existe a música? O que a música quer ensinar? 


Passos do Projeto

1º Passo: Introdução ao tema a ser estudado (sala de aula):

  • Levar a música Palavrinhas mágicas e pôr para as crianças ouvirem e cantarem junto.

  • Antes, preparar os alunos para assistir o vídeo, informando qual o filme porque irão assistir e solicitar que ao assistir, tente pensar nas seguintes questões como: identificação com qual personagem, vivência de situações semelhantes, opinião sobre o comportamento de cada personagem.
  • Após a exibição do filme, promover uma conversa sobre o filme e solicitar que as crianças expressem suas opiniões, seguindo o roteiro das observações que deveriam fazer ao assistir o filme.
  • Para fechar, solicitar que em dupla, as crianças escrevam um pequeno parágrafo de opinião sobre o comportamento das personagens do filme. Importante o professor orientar bem a escrita e explicar o que significa dar a opinião, dar algum exemplo para os alunos terem um referencial.
2º. Passo: Estudo do Tema “Boas Maneiras” (sala de informática pedagógica):
  • Assistir ao vídeo “Boas Maneiras”, da Turma da Mônica:
  • Antes, preparar os alunos para assistir o vídeo, informando qual o filme porque irão assistir e solicitar que ao assistir, tente pensar nas seguintes questões como: identificação com qual personagem, vivência de situações semelhantes, opinião sobre o comportamento de cada personagem.
  • Após a exibição do filme, promover uma conversa sobre o filme e solicitar que as crianças expressem suas opiniões, seguindo o roteiro das observações que deveriam fazer ao assistir o filme.
  • Para fechar, solicitar que em dupla, as crianças escrevam um pequeno parágrafo de opinião sobre o comportamento das personagens do filme. Importante o professor orientar bem a escrita e explicar o que significa dar a opinião, dar algum exemplo para os alunos terem um referencial.
3º Passo: Estudo do subtemas temas (Sala de aula)
  • Estudo em equipe: Dividir a turma em equipes, para cada equipe de três a quatro alunos e entregar um livro da coleção boas maneiras: Por favor, Com licença, Desculpe-me, Obrigado (a), Cumprimentos, Em casa, Na escola, Na rua, Lugares públicos, Aniversário e Higiene. Cada equipe deverá ler o livro e criar um cartaz, em meia cartolina, explicativo do tema do seu livro.

  • Apresentação de cada tema: Dividir os temas estudados pelos grupos para ser apresentado um ou dois a cada dia da semana. Organizar a sequência das apresentações, explicar para as crianças como devem fazer uma apresentação de trabalho na frente da classe e pedir que todos falem um pouco do que aprendera,. Ao final de cada apresentação, cada aluno deverá registrar no seu caderno o tema apresentado pelos colegas e a explicação/conceituação do mesmo.
  • Após as apresentações, fixar os cartazes na parede da sala, ou no corredor. Por isso, é importante que o professor oriente bem os alunos de como se confecciona um cartaz.
4º Passo: Compreender o conceito de cidadania: (sala de informatica pedagógica)
5º Passo: Reflexão sobre o estudo (Sala de aula)   
  • Levar para a sala a música Fazer um bem, de Bia Bedran ( http://biabedran.com.br/musicas/fazer-um-bem-4/987). Cantar com os alunos e após discutir a letra da música, relacionando com o estudo que está sendo feito. Pedir que os alunos façam um desenho ilustrando o tema da música relacionando com os assuntos apresentados dos livros de boas maneiras. Explicar que o desenho será divulgado, por isso devem fazê-lo com capricho. (scannear os desenhos dos alunos para ser usado no vídeo).
6º Passo: Construção da apresentação final do trabalho (sala de informática pedagógica, sala de aula, dependências da escola, conforme a necessidade dos roteiros dos alunos)
  • O professor deverá, antes realizar uma aula de estudo sobre o como se produz um pequeno vídeo, o que é um roteiro e como fazê-lo. Usando exemplos práticos e de acordo com a faixa etária das crianças.
  • Organizar a turma em equipes, de acordo com os temas dos livros que estudaram sobre boas maneiras. Pedir que uma discutam e então escrevam um roteiro de um vídeo, o roteiro deverá ter o desenho das cenas e os textos de cada cena. O vídeo deverá ter a resposta da questão “Como ter boas maneiras?” Orientar os alunos na escrita, fazendo as intervenções e correções conforme a necessidade.
  • Com o  roteiro pronto, organizar o dia da filmagem. Pedir que as equipes façam uma lista dos materiais que necessitam, que distribuíam as tarefas do dia da filmagem. O filme poderá ser feito com uma máquina fotográfica digital e poderá ser filmado pelo professor coordenado da sala informática pedagógica.
  • Caberá ao professor e coordenador editar o filme, e fazer a postagem dele no blog da escola. Deverá também montar uma apresentação com o desenho dos alunos e junto com a definição de cidadania que a turma entendeu.
 7º Passo: Finalização (sala de informática pedagógica e sala de aula)
  • Levar a turma para a sala de informática para assistirem a finalização do projeto. Ao final solicitar que opinem como foi a experiência de produzirem um vídeo.
  • Voltar para a sala de aula o professor, relembra os objetivos iniciais do projeto, o que gostariam que tivessem aprendido e após informar que o mais importante agora e a turma escrever os combinados das sala para o ano letivo. Coletivamente escrever as regras da sala de aula. Essas regras deverão ser escritas num cartaz e fixadas na parede da sala, para sempre que for necessário, o professor relembrá-las
  • Realizar um avaliação escrita com os conteúdos trabalhados, a fim do professor ter uma avaliação diagnóstica final.

A avaliação do projeto

Ao iniciar o trabalho fazer um levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos, registrar para comparação final. Durante o desenvolvimento, observar e intervir no comportamento e coerência como cada aluno faz as atividades e aplica no dia a dia da sala de aula o que tem aprendido.
No desenvolver das atividades, conforme for discutindo o tema, conversar  com os alunos, demonstrando onde precisam aplicar melhor o que tem aprendido com o projeto.
A apresentação final dos alunos dos filmes. Fazer uma avaliação final dos alunos, pedir que digam o que aprenderam com o estudo e também onde acham que precisam melhorar e de que forma.
Com o exercício avaliativo final, com os registros das observações das aulas, o professor poderá escrever o perfil da turma.


Importante lembrar: O projeto pede que os alunos produzam pequenos vídeos. Para que a atividade possa ser efetuada, é necessário que o professor peça autorização de uso de imagem de seus alunos ao pais ou responsáveis.


Fontes de Consulta para a elaboração do projeto

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