terça-feira, 26 de junho de 2012

3º Encontro de Troca de Experiências do Grupo 2

Vamos Blogar?
Na sexta-feira dia 22 de junho tivemos nossa 3ª reunião para Troca de Experiências. Desta vez quem nos recepcionou foi a Professora Áurea na Escola Minicipal Pedro Ivo Campos. Compartilhamos muitas ideias e informações através deste momento muito bem conduzido pela professora Áurea.





1. O uso dos blogs na Educação
Discutimos sobre por que os blogs se tornaram tão numerosos e tão populares na internet. Também falamos sobre a função e os tipos de blogs existem.
Observamos que o blog que queremos nas salas de informática pedagógica deveria servir para organizar o processo de ensino-aprendizagem.  As publicações se tornariam roteiros para os alunos realizarem as atividades que seus professores lhe propõem. Assim, elas  incluiriam explicações do trabalho, objetivos que o aluno terá que alcançar, orientações sofre as ferramentas que utilizará além da disponibilização dos links para os endereços na internet que precisará acessará.
Quem desejar saber mais sobre o uso pedagógico dos blogs pode ler o artigo: Uso pedagógico do blog – o Edublog de José Carlos Antonio no http://www.educared.org
     2. Criando e configurando o blog
Para por em prática, quem ainda não tinha o blog da sua sala de informática criou o seu. Aquele que já tinha, aproveitou para reorganizar ou reformular o seu. Juntos, aprendemos a inserir elementos que consideramos importantes termos blog:

- Lista de links:  muito bom para interligar os blogs da escola. Aqui tem um tutorial que explica como utilizar esse gadget: BLOGGER: COMO ADICIONAR UMA LISTA DE LINKS
Dica: coloque a mesma lista de links com os endereços de todos os blogs da escola em todos eles, da mesma maneira.
- Marcadores:  são importantes para acharmos rapidamente uma postagem. Aqui tem uma explicação de como utilizar os marcadores: UTILIZANDO MARCADORES NO BLOG
Dica: no blog da sala de informática, geralmente, insiro três marcadores: ano/turma, disciplina e tema da aula (9º Ano, Matemática, Tales de Mileto)
     3. Sobre as postagens no blog da sala de informática pedagógica
É importante ter em mente quem é leitor do blog. No formato que discutimos na reunião, o leitor é o aluno que fará aula na sala de informática pedagógica. Por isso, as postagens tem que fazer sentido para ele. Para que ele possa dar conta de entender a publicação mesmo quando o professor não estiver presente. Dicas:

  • É importante que o texto seja claro para o aluno, que ele entenda o objetivo das aulas, o que fará naquele momento da sala.
  • Se for uma aula de pesquisa,  escrever o roteiro da pesquisa completo e explicar o formato que ele deverá entregar essa pesquisa para o seu professor.
  • Preferencialmente já pré-selecionar os endereços onde deverão pesquisar.
  • Se o aluno for pesquisar no Google, escrever sugestões de palavras chaves, exemplos de bons sites para pesquisar: portais, dicionários, enciclopédias, endereços com músicas ou imagens com licença livre.
  • Assim a postagem servirão para orientar o processo da pesquisa, evitando que o aluno perca tempo  na internet, sem ter parâmetros ou entrando em sites com conteúdos duvidosos.
  • Se a aula for com jogos educacionais, além dos links direcionando para os endereços, acrescentar na postagem uma descrição do objetivo daquele jogo,  do por que ele irá realizar aquela atividade.
  • Se a aula for de criação, explicar a   funcionalidade da ferramenta que o aluno irá utilizar, escrevendo um tutorial de orientação.
  • Na minha prática, na maioria das vezes eu reescrevo o planejamento do professor em uma linguagem direcionada para os alunos acrescentando as explicações técnicas (onde achar as ferramentas solicitadas, onde salvar,  como usar a ferramenta...) Há professores que quando me entregam o planejamento já entregam junto um roteiro do direcionamento da aula. 
  • Ficar atento para os cuidados no uso da Imagem dos alunos.
  • Ética: Sempre quando publicamos algo no blog que administramos, entende-se que fomos nós mesmos os autores daquelas postagens. Então, se estiver publicando o planejamento de um professor, dê os créditos para ele. Se for utilizar um planejamento que já está na internet ou no blog de um colega também escrever a referência.
  • Plágio: ao usar materiais de outros, cite o autor, adicionar os links direcionando para o endereço de onde foi pego o planejamento. A Revista Nova Escola, o Portal do Professor, os blogs de outros professores tem muitos planejamentos bons que estão publicados para serem usados, mas é preciso que se dê o devido crédito.
  • Nominar de quem é o planejamento: escrever  nome, destacar o professor que é autor do planejamento  é importante para valorizar o professor com quem trabalhamos.
  • Gramática: não tem jeito, o tempo todo precisamos revisar  aquilo que escrevemos... faz parte!!!
Quem desejar saber um pouco mais vale a pena ler Blogs: um recurso e uma estratégia pedagógica de Maria João Gomes.

Fotos: Fabia Rejane Fachini
    4. Próximo encontro
Combinamos que no próximo encontro (10 de agosto) cada professor apresente o seu trabalho com blogs, trazendo dúvidas e pedidos de ajuda para organizar algo que ainda gostaria de fazer ou dando dica de algo que fez e que poderá ser útil para os colegas. No segundo ponto da reunião será sobre o Google Docs, e da mesma forma, cada colega poderá contribuir com o que saber sobre o uso do Google Docs nas salas de informática. Contamos com a participação de todos!

Até lá!!!
Aurea Vieira e Fábia Rejane Fachini

Um comentário:

  1. Aurea

    Estou enviando o endereço do blog da sala informatizada na minha escola:
    http://emphmullerinfo.blogspot.com.br/

    No encontro de agosto não poderei comparecer.
    Até breve, Nádia

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