domingo, 8 de julho de 2012

Ferramenta da Web 2.0 aplicada na Educação: Google Docs


https://docs.google.com/?hl=pt-BR#home
O que é Google Docs
O Google Docs é um pacote de aplicativos do Google, compatíveis com o BrOffice.org e Microsoft Office que pode ser utilizados totalmente online. Além dos editores, o Google Docs permite salvar e armazenar documentos em formato PDF e ainda oferece opção para o material produzido ser publicado diretamente em um blog.
Simplificando, são as ferramentas de edição de textos (Word), apresentações (PowerPoint), planilhas (Excel)  e formulários para serem utilizadas online.
O bom do Google Docs  é a sua possibilidade de compartilhamento.  O autor do documento/apresentação/planilha pode disponibilizar acesso para que outros possam modificar, acrescentar informações e editar o original. Todos que receberam o acesso ao arquivo podem trabalhar simultaneamente e o aplicativo ainda faz marcações das alterações feitas por cada um.
Para acessar e utilizar o Google Docs é necessário ter uma conta no Google. Aquela conta eu@gmail.com que hoje em dia todo mundo tem.

Por que utilizar o Google Docs nas sala de informática pedagógica
Pela sua facilidade de compartilhamento. Os alunos poderão ler ou editar o arquivo origina ou fazer o download para o seu computador continuar a edição.  Além disso, os próprios alunos poderão produzir e compartilhar trabalhos com os demais colegas e professor.
Os arquivos podem ser de acesso restritivo ou aberto público. Dependendo da finalidade do trabalho que o professor estiver desenvolvendo é que fará a escolha a opção de acesso.

Como incorporar Google Docs nas aulas
Crie uma conta no Google com eles e habitue-os a usarem o aplicativo nos trabalhos desenvolvidos com você. Logo, facilmente todos estarão usando a conta, compartilhando os trabalhos e até mesmo entregando as pesquisas sem a necessidade de impressão ou perca de trabalhos em pendrive ou CDs corrompidos.
Uma experiência com o Google Docs no laboratório de informática pedagógica foi com os alunos do 3o Ano dentro de um projeto sobre alimentação saudável que estão desenvolvendo. Na aula os alunos estavam pesquisando sobre frutas e hortaliças e precisei montar uma tabela para a pesquisa, então criei a tabela no Google Docs, e disponibilizei o link no blog da sala para os alunos, que realizaram o download, salvaram no computador e completaram com a sua pesquisa: 

Dificuldades encontradas com o uso do Google Docs
Já tive a experiência de ter um documento todo destruído por um aluno que “quis fazer uma brincadeirinha” com os colegas. Então, a dica é, sempre ter uma versão do arquivo original salvo em um lugar não compartilhado.
Para fazer edição online dos arquivos é preciso ter login e senha do Google, em uma aula, muitas vezes, se torna negativo, pois os alunos, principalmente os das séries iniciais, se perdem no processo de ter que acessar contas de emails, mas com o uso constante, eles se habituam e começam a ter facilidades e agilidade.

Para o professor  utilizar o Google Docs
O Google Docs é uma ótima maneira de manter os arquivos do professor disponíveis em qualquer lugar. Com ele, o professor poder começar uma pesquisa, uma planejamento de aula em casa e terminar na escola ou em qualquer outro lugar sem necessidade de cópias em pendrives, por exemplo.
Quando estou trabalhando em parceria com algum colega, faço uso dele para escrever e editar textos coletivos e trocar informações de pesquisas.
As possibilidades do Google Docs vão muito além daquelas aqui expostas. Com o uso, pesquisas na internet e troca de informações entre colegas descobrimos muitas novas possibilidades. 

Para saber mais
Assista ao vídeo tutorial de como ter acesso ao Google Docs:


Acesse o Google Docs:https://docs.google.com/?hl=pt-BR#home

Profa. Aurea Vieira

Nenhum comentário:

Postar um comentário